Gostou? Então clica em "Curtir""

AMIGOS

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Pq tinha que ser agressivo?

A manhã do 3º dia foi tranquila...até a chegada do Dr. Paulo, o neuro que fez a operação.....ele chegou para tirar o dreno que estava na cabeça do Léo...era um caninho que estava no alto da cabeça dele drenando o liquor (líquido que percorre todo o crânio e coluna), pois o tumor havia obstruído um ventrículo.
Muito bem...a grande questão agora era TIRAR esse dreno...COM ou SEM anestesia? O Dr. Paulo nos explicou que se ele fizesse COM anestesia....o Léo sentiria a dor de tirar os curativos...3 ou 4 picadas de agulha (anestesia), a angustia da espera e por fim suturar....se ele fizesse o procedimento SEM anestesia, o Léo sentiria a dor de tirar os curativos, um incômodo da retirada do cano e 2 picadas que seriam dos pontos já....Olhei para o Luciano...para o Léo...e agora? O que escolheríamos? Com ou Sem?
Perguntei qual seria mais rápido? Ele me disse que anestesia...e como ele já estava recebendo analgésicos, a dor passaria num instante...
Ok...pode fazer SEM....se ele sentiria dor dos dois jeitos....então que o trauma durasse menos tempo...pode ser SEM anestesia...
Sentamos ao lado do Léo e explicamos que o Tio Paulo ia tirar aquele caninho da cabeça dele, que era pra ele poder sentar...brincar...e ficar livre daquilo...ele entendeu  e disse que sim...daí eu TIVE que complementar..." Mas Léo...vai doer um pouco...mas eu tenho CERTEZA de que vc aguenta....Se quiser chorar não tem problema....mas é importante que vc faça isso, ok?"
Ele me respondeu que não...e eu disse que ele não podia escolher...que era preciso fazer...ele concordou, mas eu podia ver nos olhos do meu filho o MEDO.
Eu deveria ter saído do quarto, mas não pude fazer...o Léo já estava com medo...ele precisava ver que os pais estavam ali com ele...então ficamos no quarto.
Grito...choro....desespero...e com toda razão...ele tinha motivos...sua cabeça acabava de receber um ponto...depois disso o Léo NUNCA mais foi simpático com o Dr. Paulo.
Passado todo aquele desconforto...o Dr. Paulo Henrique nos disse que à noite (mais uma vez à noite...pq será?) sairia o resultado do exame feito com o tecido colhido durante a cirurgia..... pra saber se era câncer ou não.
Meu coração, eu acho que parou naquele momento...me faltou o ar...me deu medo...desespero...pedi à Deus, mas não consegui descansar nEle....é bem difícil fazer isso...acho que até hj...mesmo a minha fé em Deus ser TOTALMENTE diferente....hj, eu acho que eu ainda tenho dificuldades em descansar  nEle...mas eu tento me controlar...e repito....Está em Suas mãos Senhor....o Senhor é quem decide e eu sei que o resultado é para o meu bem....mas meu coração não se aquieta...tenho muuuuuuuuito que aprender ainda!
Muito bem.....depois da sutura feita...controles de rotina checados....não demorou muito o Léo me chama e pede, meio afônico ainda, um colo.... dar COLO...era tudo o que eu mais queria...acho que ele não tinha noção do tamanho da vontade que EU estava de pegá-lo no colo...mas eu nem oferecia, pq eu sabia que seria muito difícil desconectá-lo de todos aqueles fios...mas era diferente...ELE estava pedindo...olhei para enfermeira que estava no quarto e perguntei se não havia a possibilidade de dar colo pro Léo.
Ela me disse que falaria com a médica de plantão? Adivinha quem era? Drª. Virgínia...aquela médica que era uma mãezona....Ela veio com a cara séria e eu pensei...vixe.... não vai deixar e pela cara não é pra eu nem insistir....Olhou pro Léo...nos disse bom dia e falou...Mãe...vc sabe que ele está conectado e NÃO podemos perder controle sobre o que acontece com o Léo...
Afffff, me quebrou as pernas...fiquei sem graça de pedir...putz...mas eu tb queria dar colo...o Léo me pediu choramingando....eu TINHA que pedir....dai eu virei pra ele e ia começar a explicar pro Léo que não podia, qdo ela me interrompeu e disse...
"Mas não HÁ no mundo um melhor remédio do que COLO DE MÃE!"
Nossa...chorei na hora...de emoção pelo que ela disse...pq eu ia poder pegar o Léo no colo....Por tudo...
A  Drª. Virgínia autorizou desligar o que desse depois de checar tudo primeiro...e perguntar como ele havia passado a noite....e como tudo tinha sido tranquilo....tava tudo OK!
Começaram a desconectar algumas coisas do Léo...mas outras não tinham como...como a sonda do nariz por exemplo...mas tudo bem...dava pra dar colo com ela assim, do mesmo jeito.
Tenho duas coisas pra falar agora:
1ª - Não me esqueci de falar do quarto da frente...e a movimentação parecia que estava maior...com mais frequência....e por várias vezes os enfermeiros fechavam a porta do nosso quarto...acho que pra não ficarmos vendo tudo aquilo...nosso estresse já nos bastava....e eu acho que não vai ser nesse post que eu vou contar ainda...ME PERDOEM!
2ª - O que eu senti qdo vi levantarem o Leonardo foi um susto TREMENDO! Eu achei que meu filho estava TETRAPLÉGICO....sabe, qdo tentamos colocar sentada uma pessoa que teve paralisia cerebral (pelo amor de Deus gente...isso não é PRECONCEITO...só estou relatando o que eu VI)...o corpo era endurecido....nem as pernas, nem os braços se mexiam...e era tudo duro.....ele não sustentava a própria cabeça......Eu olhei para a Drª. Virgínia e ela me disse pra ter calma que DEPOIS ela me explicaria o que estava acontecendo...
Eu assustei de um tanto que me sentei na cadeira ao lado da cama, mas não falei nada e nem deixei ele perceber a minha reação, pelo menos tentei....
Enquanto a enfermeira pegava ele no colo pra passá-lo para o meu...eu dizia alto...pra ele ouvir.....Ai meu Deus...eu nem acredito que vou ter meu bebê no meu colo...Aaaaai que delícia que vai ser ter meu filho no colo....e ele todo animado....
Qdo ela colocou ele sentado no meu colo..foi estranho...primeiro porque ele tinha um corte de 22 pontos na cabeça....e não aguentava sustentar a cabeça ainda....e segundo...ele não conseguia se aconchegar...por estar meio estilo "robozinho"...todo durinho....e conforme o tempo foi passando o nó na garganta foi apertando e  a vontade de chorar era quase incontrolável....e a Drª. Virgínia pediu pra que não chorasse e dissesse pra ele que ele ia ficar tudo bem e que tudo ia passar já já....bom...e foi o que eu fiz...mas eu segurei tanto o choro que fiquei com dor no pescoço depois....ou talvez seja por causa da tensão tb.


Olha nós aí...sob o olhar atento da enfermeira!!


O meu pai chegou bem na hora....e foi aí que teve a idéia de tirar a foto...pegou meu celular e tirou.....
Foi muito bom sentí-lo....ter ele no meu colo foi uma sensação MARAVILHOSA! Aos poucos ele foi conseguindo se aconchegar... ele me segurava com as duas mãozinhas...me apertava contra o corpo dele....como quem quisesse dizer...que bom que vc está aqui...SENSACIONAL O MOMENTO!
Ele não podia ficar muito tempo sem controles...então me pediram pra colocá-lo na cama...foi qdo o papai Luciano chegou e não podia ficar sem ter uma lasquinha daquele momento maravilhoso!

Não demorou muito pra colocarmos o Léo na cama e a turma do Dr. Alegria chegou. Foi uma festa geral...eles são muito animados...e essa atitude desse grupo de médicos e enfermeiros faz uma diferença no dia-a dia do hospital...aliás...o hospital inteiro é maravilhoso...dentro dele não sentimos estar em um hospital...porque não vemos doentes pelos corredores...e nas salas de espera pra ressonâncias...raio-x ou qualquer outra coisa...sempre tem alguém pra nos distrair....Nós tb já experimentamos uma espera de ressonância alegrada por um mágico...isso mesmo..um MÁGICO!


Aqui estão as fotos do pessoal do Dr. Alegria...Não sei se um dia eles verão esse blog...embora, seja muita pretensão a minha, mas eu gostaria de agradecê-los mais uma vez por tudo...e pelos poucos minutos de alegria que nos fizeram muita diferença.


Fazendo bolinhas de sabão!!

Olha aí o Dr. Alegria! Que Deus abençõe esse grupo voluntariado SEMPRE!

Juro que aquela calcinha não é minha...hahahahahaha






Mesmo sem muita graça pro Léo ele interagiu bastante...mas tb depois de 3 dias sem levantar, deve causar uma zoada na cabeça...heheheheh

Equipe de ANJOS!



Ela SEMPRE junto, aliás..eles sempre juntos....eu tive a sorte de ter pais como os meus...que sempre estão presentes pra qualquer coisa...Obrigada meu Deus! (inclusive, foi ele quem bateu essa tb!




Feliz e agradecida por eles estarem ali!

Vcs acreditam que eles ainda perguntam SE a gente quer que eles entrem?
SIM...sempre....se for pra levar conforto, alegria e um fiozinho de esperança de sair dali!

Ele se foram e junto com eles o dia...passou tão rápido...que nem vimos....o Léo tomou banho e jantou....ainda pela sonda...Meu coração começou a diminuir...e a minha esperança de que NÃO fosse nada sério (o resultado do exame, lembram? Sairia a noite!) ia se esvaindo...por que será que nosso 6º sentindo nunca falha? Por mais que eu tentasse praticar o "jogo do contente" (alguém aqui leu Poliana, qdo pequena?) eu não conseguia tirar aquela sensação de algo ruim do peito.
Esperamos...esperamos...e esperamos...enquanto isso, mais uma vez fecharam a porta do nosso quarto....o bixo tava pegando no quarto da frente....eu comecei a chorar e pedir a Deus que ajudasse o menininho da frente...pq me parecia que ele era um guerreiro...ele se esforçava, mas o corpo já não obedecia.
O Dr. Paulo chegou...abriu a porta e eu estava sentada bem de frente pra ela...ver aquele homem na minha frente foi um misto de raiva com agonia.....podendo juntar até um "tiquinho" de medo!
A cara dele não era muito boa e ele foi direito a assunto...o Tumor do Léo era agressivo (ou malígno)...e teríamos que esperar mais uns dias pra sabermos o "nome dele"...ainda não sabíamos QUÃO AGRESSIVO ele seria...mas qdo o Dr. Paulo nos disse eu via na cara dele que não era pra termos ESPERANÇA. 
Eu desabei...não consegui segurar...sai do quarto e fui até uma janela no corredor e CHOREI...CHOREI...esbravejei...me revoltei de verdade.....era INJUSTO...fizemos tudo certo...meu filho tinha se COMPORTADO....Pq tinha que ser agressivo?



27 comentários:

  1. Afff Anaaa ........... sei que todos nós temos nossas horas, as vezes dias ou mesmo até meses de sofrimento e dor ......... Lendo assim, parece ser impossivel aguentar, mas ele NUNCA nos abandona não é ?? Não vejo outra explicação .... !! AWWW (do quarto da frente) como assim aquele menininho ???(nem sabia que ra um menino) Como assim o corpo não obedecia ?? impressão minha ou perdi esta parte ???? ........... esse quarto da frente ja virou parte da história, vc deve um post somente a ele, rsrsrs ... Bjs

    ResponderExcluir
  2. Crys...espero que tenha gostado...
    Daniela...eu ainda não falei nada a respeito...aliás foi a primeira vez que mencionei o menino...e o corpo dele.....mas no próximo post ele já aparece....Guentaí....
    Beijos e obrigada por postarem
    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Ana, agradeço por vc compartilhar com nós... e não tem como não ficar emocionada... desdo primeiro post estou tentando postar um comentário... rsrs... acho que agora vai dar certo... bjs

    ResponderExcluir
  4. Ana............................................................putz,sem comentários...nó na garganta...bjos

    ResponderExcluir
  5. imagino seu sofrimento,mas deus e tao misericordioso,da o frio conforme o cobertor,podemos perder tudo na vida,menos a esperanca em deus a fe.bjosss

    ResponderExcluir
  6. Ana... Hoje foi punk... JESUS!!

    Eu li Poliana, mas so entendi o jogo do contente depois que eu li a biblia e entendi que mesmo que a coisa nao pareca boa no momento... Deus faz com que tudo se torne perfeito depois...
    To esperando o proximo... Bjs

    ResponderExcluir
  7. Pati...que bom que vc conseguiu...agora vou esperar sempre por um post seu...
    Lisiê...muitíssimo obrigada por participar sempre...fico muito feliz!
    Zu....falou tudo...JAMAIS perder a esperança e a FÉ no Altíssimo...Ele é justo e por mais que nós não entendemos suas ações....SÓ Ele sabe dos nossos caminhos!
    Gi é a nossa pequenez perante as obras do Senhor que nos impede de ver no momento o que Ele pretende para nós. Mas com certeza é sempre para o nosso bem...mesmo que doa ás vezes....
    Beijos meninas...
    Fiquem com Deus e sob Suas bençãos!

    ResponderExcluir
  8. Sei bem como é esse momento....dó mto...e o momento de revolta...faz parte! Os questionamentos sempre surgem..os porques!!! Mas graças a Deus....tudo passa!

    ResponderExcluir
  9. Ai ana.. ta impossivel nao ficar emocionada...
    Dr. da Alegria é uma equipe linda mesmo... uns anjos!
    COLO DE MÃE... fala sériooo logico queria esse colo!!! eu e derek ja tinha te dito isso heheheh Sem dúvida o Léo queria esse conforto!
    =D

    ResponderExcluir
  10. Pelo amor de Deus.....hj fiquei acabada!!! Amiga, vc é realmente uma heroína!!! Sem palavras...eu já vi muitas cenas, muitos momentos que representam o que é o AMOR DE MÃE, mas a foto do Léo no seu colo, superou tudo!! LINDO D+!!! Vou respirar um pouco para conseguir ler o próximo post....bjosssssssssssss

    ResponderExcluir
  11. Ana... Fiquei sabendo deste milagre do Léo através da Sonia. Li o seu blog hoje, mas li todo ele com muita atenção e produzindo muito manganês, para variar, sou produtora profissional de manganês. Mas estou aqui para agradecer a você pela prova maravilhosa de que Deus existe e caminha conosco sempre. Como mãe de duas meninas lindas uma da idade do Léo, passo a ser sua admiradora, e confesso que tentei imaginar a sua dor, mas não suportei si quer um terço dela e não consegui nem me colocar no seu lugar. Vc é uma guerreira, que Deus continue ao seu lado sempre te dando muita força, para vc e sua familia... Há li também todos os comentários e concordo quando dizem q vc escreve muito bem. E obrigado por testemunhar esse milagre. Não vejo a hora de ler o próximo. Fica com Deus...

    ResponderExcluir
  12. Menina, tô tão emocionada!! E me sentindo péssima por não ter entendido o quão grave era a situação quando a Wanda comentou comigo e por isso não ter mantido contato...me perdoe!!!

    ResponderExcluir
  13. Mari...GRAÇAS A DEUS tudo passa...pq é muito ruim ter aquilo dentro da gente!

    Ana Claudia...Tanto que me lembro do COLO DE MÃE...ficava me achando...hehehehe

    Sabe Anne....eu tb já vi várias formas do Léo expressar o amor dele...ele diz EU TE AMO...constantemente...ele é carinhoso...atencioso com o bem-estar
    geral...mas aquele abraço dele me fez sentir importante na vida dele...imprescindível...mesmo que por alguns minutinhos...heheheh

    Marilene...muito obrigada pelas palavras de carinho e por ser seguidora...que bom que esteja gostando do blog...e pode apostar que somos concorrência na produção de manganês...kkkkkk...continue nos acompanhando e sempre que quiser dividir suas opiniões, será bem vinda!

    Ana, não fique assim...o importante é que temos contato agora. Vamos fazer o "daqui por diante"...não mudamos passado, mas construímos um novo futuro!

    Beijos Meninas...
    Fiquem com Deus e SEMPRE sob Suas bençãos!

    ResponderExcluir
  14. Acho que não quero comentar... So quero dizer que os Drs da alegria realmente fazem a diferença!
    ps.: coloquei em dia minha leitura!!!

    ResponderExcluir
  15. Obrigada João....por ficar em dia...haehehehe, já estava sentindo falta dos seus posts...
    Os Doutores da Alegria são realmente FANTÁSTICOS!
    Beijos e Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  16. Não é SÓ um colo...nessas horas você vê que é O colo de mãe!!!! Sempre cura tudo.....Aposto que você não descreveu nem 1/3 do que você sentiu né!!!
    E os Doutores da Alegria arrazam!!!! Adorei as fotos!!heheheh

    Beijos Anaa =**

    PS: nada sobre o quarto da frente ainda....a primeira coisa que vou fazer amanhã vai ser abrir seu blog!!hehehehe...to tensa

    ResponderExcluir
  17. Flávia....verdade...tem horas que só o colo de mãe pra curar....e pode etr certeza que a emoção de ter meu filho ali no meu colo é DIFÍCIL descrever....
    Amei conhecer a equipe do Dr. Alegria...eles são realmente especiais.
    Acho que hj sai o post da quarto da frente. hehehehe
    Beijos e Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  18. Se eu não me engano, ou você ligou para a Elis ou ela ligou para você e você contou tudo... Não sei como foi. Só sei que a Elis ficou sabendo e no dia seguinte foi um dos dias mais dificeis de dar aula. Ela nos contou que era maligno assim, 3 minutos para a gente entrar na sala. Eu já nem sabia mais o que tinha que dar aquele dia. Fiquei totalmente desorientada. Meu olhos se encheram de lágrima e se eu estivesse em casa com certeza dedicaria minha tarde em oração por vocês. Mas não estava. Então o que deu eu fiz. Orei no meu caminho pra sala (que bom que era a sala 09 hehe), me recompus e entrei.
    As pessoas acham que mulher não consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo né? Loira então nem se fala... Mas naquele dia eu fiz. Dei aula, atendi meus alunos e mesmo assim, meus pensamentos estavam em vocês o tempo todo, e o tempo todo estive orando.
    Quando cheguei em casa desabei... daí eu pude chorar tranquila e experimentar todas aquelas palavras científicas do post sobre a lágrima. Hehe.
    Foi díficil. Mas foi necessário.
    Nem sempre entendemos a vontade de Deus, mas Ele sabe o que é melhor para nós, nossa vida e nossa família.

    Amo você Mami!!
    Estou esperando pelo próximo!!
    =DD

    ResponderExcluir
  19. Ana, o Léo no seu colo e no colo do Capilé foram duas das coisas mais emocionantes que já vi. As fotos expressam muito bem o sentimento de maternidade e paternidade. Lindo!!!

    ResponderExcluir
  20. O Léo é realmente abençoado, por ter sobrevivido a essa doença horrível sim, mas principalmente por Deus ter lhe mandado vc como mãe. Tenho certeza q sem vc as coisas lhe seriam muito mais difíceis de suportar.
    Fotos lindas...

    ResponderExcluir
  21. Nossa Pâmela, eu não sabia dessa história....Também não me lembro como foi que a Elis soube....mas imagino como ela deve ter ficado tb! Ufa...ainda bem que a sua sala era a 09...fizemos bem de te colocar lá...ganhamos umas palavrinhas a mais nessa...hehehehehe
    Vc disse "Nem sempre entendemos a vontade de Deus, mas Ele sabe o que é melhor para nós, nossa vida e nossa família." é a mais pura verdade e muito embora a gente reclame na hora, vc já percebeu que a gente sempre cai em si depois e concorda? Muito bom!

    Obrigada Claudia...Nossa emoção foi bem grande na hora mesmo!

    Mi...vc tb participou de algumas com a gente né? Irmã é pra isso...hehehehe
    Imagino que pra vc que viu a maioria das situações das fotos tb deve estar sendo difícil reviver!
    Bora produzir manganês...eu sei que vc é boa nisso...heheehehe

    Gi...que o Léo é abençoado eu não tenho DÚVIDAS....mas acho que eu fui MUITO MAIS ABENÇOADA por Deus ter me "emprestado" ele como FILHO. Pra mim foi uma honra!

    Meninas....Amei os posts...super produtivos...e muito bem compartilhados...
    OBRIGADAAAAAAAAAAAAAA!
    Fiquem com Deus e Suas bençãos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Ver o Léo no colo de vcs foi as 2 melhores e mais lindas fotos desse blog... Que delícia de colinho.... Hj não segurei... chorei... Bjooo

    ResponderExcluir
  23. Caaa...tb gosto das fotos...pena que não dá pra passar 100% do que a gente sente na hora.....
    Simbora produzir manganês....hehehehe

    Beijos e obrigada por vir....
    Fique com Deus e sob Suas bençãos....

    ResponderExcluir
  24. Nossa Ana, quanta beleza há em suas palavras!
    Estou lendo todo blog de uma vez só, comecei por curiosidade e até agora estou vidrada!
    Vejo você falando muito dos anjos que te cercam, que os Drs. da Alegria formam uma Equipe de Anjos mas olhando todas essas fotos e lendo suas palavras percebo que anjo mesmo é o Leonardo, uma criança iluminada que trouxe a luz de Deus pra vida de vocês.

    Abraços

    ResponderExcluir
  25. é Picolé... colo é tudo!! e os dr. da alegria então =) nem se fala. glórias a Deus pela vida deles. Muitas vezes qdo a hora chega não temos força o suficiente para passarmos por aquilo sem briga com Deus. Eu tbém por várias vezes briguei e questionei pq eu? pq o Arthur? Mas como vc mesma ja disse Deus sabe de todas as coisas. Qdo a hora de comunicar o falecimento dele chegou... afff.... nessa hora ficamos sem fôlego, sem reação, sem saber com quem realmente devemos brigar!! É difícil, é sum sentimento de dor que não se explica. mas graças a Deus a sua história tem um final diferente... a cura... um propósito do Senhor! Creia que o melhor ainda está por vir. Te amo picolé.

    ResponderExcluir