Gostou? Então clica em "Curtir""

AMIGOS

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

E foi isso que aconteceu no quarto da frente!

Depois de saber que o tumor do Léo era agressivo....depois de esbravejar, chorar, me revoltar...me recompus...tive que me recompor.
Mas dai a dormir eram outros quinhentos..o Léo estava muito bem e  pelo andar da carruagem, ele passaria para o Semi-intensivo no outro dia (muito além das expectativas, pois o previsto eram 7 dias de UTI)...ufa! MARAVILHA...pelo menos uma notícia boa....uma ÓTIMA notícia!
O Léo conseguiu dormir melhor...acho que ficar sem aquele dreno na cabeça dava mais liberdade...e como ele se comportou muito bem e nem sequer colocou a mão na sonda de alimentação (nariz), eles resolveram deixar ele de mãos soltas...liberadas...bem melhor...dava pra dormir  direito...
O Luciano, deitou no sofá e dormiu...aliás não estava nada difícil pra qualquer um de nós dois dormirmos...a canseira já era tanta....que estávamos dormindo sentados quase....
Mas naquele dia...ou noite em especial, estava difícil de dormir...aquela notícia (de que era agressivo o TU (aprendi com a Mari Feuser...heheheh) me assombrava o tempo todo...então resolvi ir para o computador....me sentei de frente para a porta....e de onde eu estava dava pra ver o quarto da frente...não o quarto em si, mas o corredor de entrada...de nenhum quarto dava para ver as camas....
A porta do quarto da frente estava entreaberta...e aquela movimentação toda chamava atenção. O vai e vem de pessoas estava cada vez mais intenso...com mais frequência...e era um barulho horroroso, angustiante. Dava pra ver, ou melhor, sentir que quem quer que fosse que estivesse ali, estava sofrendo..., mas tb estava LUTANDO! 
Eu tentava me concentrar ali nos meus e-mails....tempo vai...tempo vem...já era quase 1 da manhã...e eu vi uma mulher sair do quarto, correndo...chorando....chorando M U I T O !
Me deu um aperto no peito...uma dó...uma vontade de abraçar e dizer...Calma..tenha fé, vai passar! Mas fiquei com medo da reação dela...a gente não sabe das reações alheias...vai que ela queria ficar sozinha....sei lá!
Ela ficou chorando na janela do corredor ( a mesma janela que eu quase inundei pouco tempo antes!)  um tempão...um tempão mesmo... por quase uma hora...e aquilo foi me dando um desespero....um Senhor, alto moreno, foi até ela e depois eu o vi entrando no quarto de novo.
Meu Deus, aquela mulher chorava descontroladamente....o que será que estava acontecendo com o filho dela?
Tomei coragem e fiz com ela o que eu gostaria que fizessem comigo....


Peguei um copo com água e levei pra ela. Quando eu fui me aproximando eu estava tremendo...e pedi a Deus..."Senhor coloque as palavras certas na minha boca agora."
Conforme eu ia me aproximando, ela ia parando de chorar e limpando o rosto. Entreguei o copo com água e ela pegou e agradeceu. Dai fiquei em silêncio um tempo, pensando o que poderia dizer numa hora daquela...afff, foi aí que eu percebi a minha ignorância da palavra de Deus. Eu não frequentava igreja nenhuma, não conhecia nenhum trecho bíblico pra citar...como que eu poderia oferecer uma palavra de conforto?
Daí eu resolvi usar minha outra RELIGIÃO...a de ser mãe....Perguntei a ela,o nome dela e quantos anos tinha o filho dela...e ela me disse o nome (que eu não me lembro) e que não era filho e sim sobrinho e afilhado e me disse que ele tinha 9 anos. 
A primeira pergunta bastou pra ela começar a falar e chorar....ela falava sem parar...que aquele menino era o filho que ela nunca teve...que ela vivia para aquele sobrinho que ele era bonzinho, que era tudo injusto e assim foi...e eu deixei.
 Quando ela parou de falar eu disse a ela: "Olha, (nome dela), Não cai uma ÚNICA folha, de nenhuma árvore, que não seja sob o consentimento de Deus. Ele sabe o que se passa aqui...com o seu sobrinho ( o nome dele eu me lembro, era Rodrigo) e com o meu filho e só Ele sabe o que vai ser  melhor. Muito embora, tudo isso seja dolorido (já com a voz embargada), o nosso egoísmo nos impede de aceitar o que é melhor. Eu sei pq eu TB sou egoísta e preciso rever isso em mim. E sei tb que isso é muito difícil de mudarmos. Mas precisamos. (foi mais ou menos assim que eu disse, não me lembro ao pé da letra).
Ela se acalmou e me perguntou o que  tinha acontecido com o Léo...expliquei...ela se solidarizou e eu a chamei pra ver o Léo (que estava dormindo)....ela me disse que estava dormindo lá aquele dia pra tentar fazer com que a irmã dela (mãe do Rodrigo) fosse dormir um pouco em casa...descansar...mas ela não queria sair dali
Esqueci de mencionar que enquanto ela estava chorando e nós conversando ali na janela, os médicos estavam dentro do quarto com o esposo e a irmã dela...a movimentação era grande...entra e sai de máquinas...gente...
Ela viu o Léo...o Luciano acordou...a cumprimentou e voltou a dormir..isso já era quase 2 e meia da manhã...Ela me contou que o problema do  Rodrigo era a Adrenoleucodistrofia , alguém se lembra do filme " O óleo de Lorenzo"? Pois é, ele tinha esse problema desde os 2 aninhos...uma doença muito rara e triste...pq os estragos são gradativos e definitivos.


As crises que o Rodrigo tinham estavam cada vez menos espaçados...e a frequência prejudicava e debilitava o Rodrigo cada vez mais, devido ao cansaço.
Por volta das 3 da manhã ainda estávamos conversando, qdo ela viu a equipe médica entrar novamente no quarto....com toda aquela parafernalha....um monte de máquinas...sugadores de saliva...galões de oxigênio...enfim..toda aquela movimentação que eu havia falado.
Eu por várias vezes perguntei se ela queria ir ficar lá no quarto com a irmã dela....e ela me dizia que não...
Ela estava de frente para a porta e eu de lado, mas dava pra ver o quarto deles...o Marido dela saiu do quarto desesperado...e eu até estranhei...pq ela continuou ali...não foi vê-lo...e a permanência dos médicos no quarto estava com um tempo maior que o de costume...qdo vimos entrarem quarto a dentro com uma máquina para desfibrilação ....aquele choque pra reanimar as pessoas(foto) 
Ela ficou PARALISADA...e eu tb. Agora já podíamos ouvir gritos de nervoso dos médicos...tensão total...e quando de repente para TUDO...
Os enfermeiros começaram a sair devagar...um a um...com cara de arraso...fracasso...decepção...


Eu olhei pra ela e ela me perguntou....acabou? Já voltou ao normal? 
Eu não entendi mais nada...eu já não sabia se eu tinha entendido errado ou ela...Aí eu acho que ela se deu conta e me perguntou : "Por que tá tão silêncio? Por que eles desistiram? Por que estão tristes? O que tá acontecendo? Foi quando nós ouvimos o GRITO de dor da mãe do Rodrigo...irmã dela. O choro de desespero...dor....revolta....da perda de um filho!


Ela me olhou e eu disse que eu sentia muito....mas que Deus sabia o que fazia e Ele foi muito misericordioso pra não permitir mais tanto sofrimento para o sobrinho dela e que agora ele estava livre de tudo aquilo. 
Agora vou confessar um coisa pra vcs....Naquele exato  momento eu falei tudo aquilo, maaaaaaaas, do fundo do meu egoísmo, AGRADECI a Deus por não  ter sido o meu filho e não sei.....sinceramente.....NÃO SEI, se eu aceitaria a minhas palavras com tanta gratidão....Preciso aprender!
Fiz uma oração e pedi a Deus que recebesse aquele ANJO GUERREIRO de braços abertos, pois aqui na terra ele tinha lutado com todas as forças que ele podia.
E foi isso que aconteceu no quarto da frente!

17 comentários:

  1. É interessante falarmos do nosso egoismo....
    Todos nós temos esse sentimento....é natural do ser humano...mas com tudo oq passei com o meuirmão...falo hj que apredi o verdadeiro amor....o amor desapego....
    Muitas pessoas que acompanham o blog não sabem...mas perdi meu irmão de 7 aninhos ha 1 ano e 2 meses com câncer. No final...ele estava sofrendo muito...fizemos de tudo para ele ter um conforto...pois ele sentia muitas dores...ficou tetraplégico no ultimo mês de vida dele e quando os médicos chegaram e nos falaram que não teria mais o que ser feito....QUANTA DOR...e todo aquele sofrimento fez com que eu e minha família passasse a olhar a vida de uma outra forma! Pq uma criança inocente teria que passar por td aquilo...vários questionamentos....sentimento de impotencia....mas..como os medicos ja haviam dito...não teria mais volta...e assim surgiram decisões que teriam que ser tomadas...encerrar com a quimioterapia (pois ele passava muito mal), começar a usar medicamentos fortes de dor em boma de infusão durante 24h...enfim...entre outras diversas decisões! Era muito sofrimento...E os dias foram passando...e a unica coisa que poderiamos fazer por ele era estar ali...com ele todo o tempo...dando carinho, conforto, amenizando a dor...e ele era um ANJO...pois em nenhum momento reclamou de qualquer coisa....foi ai que chegou uma hora que meu pensamento mudou...O SOFRIMENTO DELE TINHA QUE ACABAR...E O NOSSO ESTAVA SÓ COMEÇANDO!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Ana, senti toda sua angustia e todo sofrimento desta tia ............ Tbm nao sei se aceitaria palavras numa hora desta ........

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, eu fiquei agustiada só de ler, imagina a dor dessa família! Cada post seu que eu leio aqui, eu agradeço mais a Deus pelo o que eu tenho, e pelo final feliz dessa história do Léo! E nenhuma folha cai sem que seja do consentimento D'ele mesmo! Mas nesses momentos é díficil aceitar que o sofrimento seja da vontade de Deus!

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus!!!! E é só por ele que as coisas acontecem!!! Nos sabemos que pode acontecer mas nunnnccaa estamos preparados!!! E o nosso maior conforto é que nosso ente querido estara bem melhor ao lado do Pai!!!!!

    ResponderExcluir
  6. dificil...muito dificil...ler isso tudo sem se colocar no seu lugar,no lugar dela...
    e muito dificil também não ser egoista num momento como esse, e não pensar como vc pensou...
    ótimo post como sempre! muita emoção !
    bj

    ResponderExcluir
  7. Mari...Que feliz estou com esse seu depoimento...saiba quem chorou agora foi eu, com a sua história. Triste, mas muito bom saber do fortalecimento, união e discernimento seu e de sua Família em aceitar o melhor para o seu ANJO!
    Com a minha mãe tb foi assim...bomba de morfina 24 hs e analgésicos nos intervalos...Ela estava dopada, mas consciente....e isso é muito triste de ver!
    Muito obrigada de coração, por dividir conosco a sua dor...e espero que escrever sobre isso aqui tenha surtido o mesmo efeito em vc com que tem feito em mim...de virar a página do sofrimento e que outras pessoas tb possam tirar ensinamentos de sua história de dor, assim como eu.
    Beijos e mais uma vez...MUITO OBRIGADA!
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  8. Difícil né Dani...foi uma noite muito triste e dolorida...

    Fernanda, que pena que vc retirou o seu comentário!

    Flávia...estou muito feliz em saber que vc está tirando proveito e repensando sua vida lendo os posts....pra mim já valeu a pena escrever!

    Fabíola...vc falou tudo....SABEMOS que pode acontecer...mas NUNCA estamos preparados!

    Lisiê graças a Deus estou aprendendo a pensar diferente...pelo menos TENTANDO...não sei se estou pronta e confesso que NÃO QUERO SABER AINDA! Que bom que vc gostou do post.

    Meninas....beijos no coração de vcs! OBRIGADAAAA!
    Fiquem com Deus sempre!

    ResponderExcluir
  9. é ana..qto mais eu leio, qto mais eu sei, uma historia vivida por alguem que conheci (nao muito, mas o suficiente pra desenvolver carinho)...mais eu tenho clareza de que eu nao sei nada da vida!!!!! isso acaba mostrando pra gente como podemos viver de maneira diferente e sermos mais gratos por aquilo que temos....bjo...vc esta escrevendo muito bem....

    ResponderExcluir
  10. Anaaa, a "Fernanda" que retirou o comentário fui eu...... ahahahhaahah
    Eu tinha escrito, e tava no login da minha irmã Fernanda!!heheheheh...apaguei e coloquei com meu nome embaixo xD kkkkkkkkkkk

    Bjoo

    ResponderExcluir
  11. Oi Crys...um dos objetivos do blog é fazer as pessoas repensarem a vida...e deixar de perder tempo com bobeiras nas relações do dia a dia.....sabe eu sempre fui muito ligada com a minha mãe e depois de perdê-la eu acho que falei muito pouco EU TE AMO pra ela...não deixa isso acontecer com vc, quer seja com os pais...quer seja com os seus amigos...não perca tempo!

    Flavinhaaaaa.....que bom que vc voltou e postou...Mas fala pra ela que se ela quiser yb pode! hehehe

    Obrigada meninas,,,Beijos e Fiquem com Deus sempre!

    ResponderExcluir
  12. Guria!?!!! Já pensou em escrever um livro? rs.... Bjooo

    ResponderExcluir
  13. Ai Ana.. que dor do rodrigo e sua familia...
    mas exatamente isso Deus sabe muito bem o que faz.
    concordo com a caryne
    nossa.. vc descreve a cena exata, como se fosse nesse momento... deverias escrever um livro rs

    ResponderExcluir
  14. Caracas! Nem consigo imaginar o sofrimento dessa tia e dessa mãe.
    Mas é como você mesma disse né? Deus sabe de tudo. E temos que orar em grande parte pelos médicos e enfermeiros de hospitais. Eles que convivem com a morte dia a dia, estes estão muito propensos a desacreditar em tudo e de sentir uma culpa terrível!
    Que Deus esteja guiando e sustentando estes profissionais que nos cuidam!

    ResponderExcluir
  15. Sem palavras Ana... pura adrenalina esse seu blog!!!
    Obrigada por compartilhar e nos fazer refletir mais a respeito de nossa vida com Deus... continue crescendo... tbem desejo isso pra minha vida!

    super bju!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Ana...foi difícil mesmo a vida do Rodrigo, mas a misericórdia e bondade de Deus o livrou de tudo isso! Qto escrever umm livro...vou deixar para os escritores...heheheheheeh

    Pâmela, concordo PLENAMENTE com vc...Devemos orar sempre por esses anjos que são os médicos, enfermeiros e o auxiliares!

    Mary...refletir nos faz bem sempre ainda mais qdo conseguimos melhorar certos pontos em nossas vidas....tento fazer isso sempre...apesar de eu ser muito cabeça dura...hehehehehehehe

    Meninaaaaaaaaaaas Muito obrigada pelos depoimentos!
    Beijos e Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir