Gostou? Então clica em "Curtir""

AMIGOS

sexta-feira, 11 de março de 2011

Só passando pra saber!

Huummmmm, vou fazer uma pequena baguncinha na cabeça de vcs....por causa da confusão de datas....a chegada dos gêmeos foi em outubro de 2009, o episódio da Herpes foi em fevereiro de 2010 e agora eu vou voltar a época que  Léo estava internado pra colocar o port-a-cath e válvula ..... (agosto de 2009)


Teve um dia, acho que lá pelo 5º dia de internado.....o Léo estava saturado já de hospital...e  todas as aplicações estavam sendo feitas pela veia ...e ele já não queria mais passar por aquilo....e ele tinha motivos!


Enfim...toda vez que a enfermeira vinha, era aquele estresse...mas a medicação TINHA que ser feita e isso fazia com que o Léo se irritasse demais.....comigo principalmente.


Umas enfermeiras eram boazinhas, compreensivas....tentavam acalmar o Léo antes de fazer as aplicações...conversavam....inventavam histórias....mas tinham outras que estavam ali SÓ pra fazer o que tinha que fazer e PRONTO (muita "teoria" e nenhuma "didática")


Houve uma enfermeira que, nos parecia não estar muito feliz ali.....parecia não gostar de fazer o que estava fazendo e a falta de paciência era uma TÍPICA demonstração daquele sentimento.


Ela trabalhava na parte da tarde e eu já havia notado que ela não tinha muita vontade de interagir com o Léo e estava sempre de cara amarrada, apesar de estar de máscara, dava pra notar a tensão em seu rosto.


Teve um dia que o Leonardo não queria, DE JEITO NENHUM, deixar que ela fizesse a medicação.....e parecia que o Leonardo já  estava criando uma resistência a ela...ele já não queria facilitar, como ele fazia com as outras.....Vejam bem...eu não estou dizendo que o Leonardo estava certo em resistir...tanto não achava, que na hora das medicações era "aquele" estresse...por que não tinha choro, nem vela....tomava e PRONTO.


Mas aquela moça...não me lembro o nome dela....já estava passando dos limites no quesito, IMPACIÊNCIA. Acho que ela pensava que, porque EU ou o LUCIANO falavamos mais forte com o Léo, ela também tinha que, ou podia falar...hehehehe.....DOCE ENGANO! Mexa comigo, minha filha, mas JAMAIS com um filho meu!


Naquela tarde de rebeldia do Leonardo, ela entrou no quarto para ministrar o ANTAK (vide bula), para possíveis dores de estômago (o que NUNCA foi o caso do Léo, pelo menos ele nunca reclamou). O Leonardo virou de bruços, para esconder os braços. Eu e o Luciano estávamos falando com ele,tentando fazer com que ele virasse na boa, sem ter que usar o "autotitarismo" com ele. A enfermeira tentou pegar o braço do Léo e ele puxou pra debaixo dele e ela NA FORÇA, empurrou o corpo do Léo e agarrou o pulso  dele e na tentativa de puxar o braço pra tirá-lo de baixo do corpo ela acabou por "apertar" o braço do Léo....
UÊPAAAAAA........aqui não violão....eu segurei o pulso dela firme.....e (devia estar com aquele olhar de quem ia morder a qualquer momento heheheheh - foto) olhei pra ela e disse..." A força você não vai fazer nada. Por favor larga o braço do Leonardo. (essa frase saiu por entre os dentes). Ela me respondeu " Mas eu TENHO que ministrar o medicamento." " Mas NÃO vai ser à força, larga o braço do Leonardo, esse remédio é pra dor de estômago.....ele não está com dor de estômago e NÃO vai morrer se não aplicar agora."
Acho que se ela falasse mais alguma coisa ali, eu perderia a estribeira e a compostura....(coisa que não é difícil qdo se trata das minhas crias). Ela saiu do quarto e conversamos com o Leonardo bastante, chamamos a atenção dele, dissemos que ele estava errado em fazer aquilo e tudo mais...e qdo voltaram pra dar o remédio ele aceitou na "boa", depois do rosário rezado....claro!


Mais uma vez, não estou contando isso pra me gabar do meu comportamento...eu sei que temos que respeitar horários de medicamentos, funcionários e tudo mais, mas é que, na verdade,  a minha vontade era de arrancar o Léo de lá...ir embora...e ao invés disso, naquele momento eu presenciava uma pessoa, que eu nunca vi na minha vida, tratar meu filho daquela maneira...no estado que nos encontrávamos....foi bem no começo de tudo...ainda estávamos meio anestesiados com tudo aquilo....era bem difícil...era muuuuito difícil. Os nossos destemperos (meu e do Luciano) foram alternados...eu no começo era mais descontrolada...e o Luciano mais calmo....e no final eu já estava sabendo lidar mais com a situação e o Luciano já estava mais saturado....ainda bem que intercalamos....senão seria o CAOS...heheheehe


Essa enfermeira, não sei porque...não fazia muita questão de ser simpática e nós nos mantivemos educados somente.....sem maiores intimidades.


Na minha opinião, se é que vcs me permitem....heheheh....eu acho que se vc não gosta de doces....não entre em uma doceria...se vc não gosta de matemática, não faça faculdade de Contabilidade e se vc NÃO GOSTA DE CRIANÇAS e NÃO TEM PACIÊNCIA COM ELAS, por favor, NÃO TRABALHE EM UMA ALA PEDIÁTRICA de um Hospital ou creche ou escola...porque será SÓ isso que vc vai encontrar por lá.


Ninguém "frequenta" um Hospital, como se frequenta um clube..... não é por prazer....Quem vai a um Hospital, é porque PRECISA e não porque GOSTA! Se estamos lá...já temos conosco uma carga "extra" de estresse, nervosismo, impaciência, MEDO do que "pode" acontecer. Sabe o que esperamos (espero que alguém da área de saúde leia esse post) de VOCÊS, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, enfim FUNCIONÁRIO de um Hospital?
Paciência, carinho, compreensão ou no MÍNIMO, respeito pelo que estamos passando!
 Sabia que poderia ser um parente seu no meu lugar, ou no lugar do meu filho, ou no lugar de qualquer um que esteja internado? Qual é o TIPO de tratamento que vc esperaria ou GOSTARIA que SUA FAMÍLIA recebesse? Qual o tipo de tratamento que VOCÊ gostaria de receber? Sim, você! Porque VOCÊ também é passível de adoecer e vai precisar de cuidados de terceiros? O melhor, acredito ter respondido! Pois é...EU e MINHA FAMÍLIA também! Aliás, eu, minha Família, e TODOS os que estão precisando de seus cuidados, Sr. (ª) Profissional da Área da Saúde!


Concordo que o respeito deve ser mútuo....mas estamos no MESMO lugar por razões DIFERENTES....o paciente porque PRECISA e vc, profissional, porque ESCOLHEU estar e se propôs a desempenhar esse papel...


Passamos por vários tipos de profissionais..... uns MARAVILHOSOS...outros nem tanto...mas tudo isso nos mostrou o quanto devemos RESPEITAR essa profissão...é muita pressão  e responsabilidade nas costas....Entendo seus destemperos...mas olhem bem a NOSSA condição de pacientes...analisem com carinho e verão que nós, temos o que perder....... e conviver com essa condição ou  possibilidade nos torna, muitas vezes diferentes do que somos na real!


Vou pedir desculpas aqui, num geral....não que eu não tivesse me desculpado com cada um (qdo eu agia errado), mas de uma maneira SIMBÓLICA de enterrar esse passado de destemperos...na esperança de me tornar uma pessoa MELHOR a cada dia...e com a Graça de Deus eu vou conseguir...


Só passando pra saber!



5 comentários:

  1. Arrasouuuuuuu......No words...Again!!!! rssss. Ana..isso merecia ser publicado, pq eu duvido que alguem nao tenha sofrido esse tipo de coisa uma vez na vida....Bjo

    ResponderExcluir
  2. Crys...desse jeito vc vai me deixar muito convencida...hehehehehe.....brincadeira....que bom que gostou...sabe que o que vc falou é a mais pura verdade....Muitas pessoas já sofreram com isso, uns falam, outros deixam passar...outros se submetem....e cada um TEM que respeitar a condição do outro...o profissional, respeita a dor e a doença do paciente e o paciente respeita a canseira, sobrecarga de serviço entre outras coisas!

    Obrigada lindona pelo carinho...
    Fique com Deus e sob SUAS bençãos!

    ResponderExcluir
  3. Aff pior!! É tudo uma questão de escolha!! E nesse caso, uma escolha errada não deixa somente a pessoa que escolheu prejudicada e insatisfeita, afeta diretamente o fisico e psicologicos dos que NÃO tem escolha!!

    100% Correta!!
    Amo você Mami!!
    Saudades

    ResponderExcluir
  4. Amigaaa, vamos falar a verdade ..... vc nao precisava de mais isso naum é ??? Tanta coisa na sua cabeça, preocupaçoes e tudoo mais e ainda ter que ficar dando bronca em enfermeiraaa ... por favorrrrrr !!!! O mininmo seria diminuir o stress ........... mas infelizmente ainda tem muita gente amarga no mundoo !!! só o amorrr, rsrsrs bjss

    ResponderExcluir
  5. Pam...vc está 1000% correta....

    Dani....realmente...SÓ O AMOR....e só por ele que seguimos em frente!

    Obrigada meninas...
    Fiquem com Deus e sob SUAS bençãos sempre!
    Beijos ;)

    ResponderExcluir