Gostou? Então clica em "Curtir""

AMIGOS

quinta-feira, 17 de março de 2011

T.A.M.O - Transplante Autólogo de Medula Óssea.

As sessões de quimio estavam fazendo efeito...ao que parecia, o que tinha  ficado de tumor estava reduzindo e a Drª. Nasjla falava cada vez mais em Transplante.
Na minha cabeça ir para transplante NÃO ERA COISA BOA. Por quê? Eu explico. Qdo nós conversamos a primeira vez com a Drª Nasjla ela nos falou sobre o tumor do Léo, que era raro e que de acordo com a biópsia poderiam ser dois tipos de tumores: O PNET (Primitive Neuroectodermal Tumor ou Tumor Neuroectodérmico Primitivo) ou o TERATÓIDE RABDÓIDE. Ela nos disse que os dois era MUITO agressivos e que.....dos males o menor.....tínhamos que torcer pra ser um PNET.
Como protocolo de tratamento para o Teratóide Rabdóide, somente a Radioterapia e o TAMO ( transplante autólogo de medula) seria eficaz e para o PNET muito embora seja agressivo, mas havia a possibilidade de tratamento com doses altíssimas de QT (quimioterapia) e RT (radioterapia), também em doses altíssimas.
O que passou na minha cabeça? Se ela nos disse que era para torcemos para que fosse o PNET e que o teratóide rabdóide só se tratava com TAMO por ser tão agressivo.......indicar o Leonardo para transplante era sinal que a coisa tava ficando feia, não é mesmo? Isso foi o que EU pensei....Não sei o que o Luciano pensou...e também não perguntei...porque eu tive medo de confirmar o que EU estava pensando.
Eu sempre relutava o assunto, toda vez que a médica começava a falar disso, eu dizia: Mas ele não está bem com as Quimios? Está respondendo super bem, dizia ela...até que um dia eu acho que a Drª Nasjla notou que eu não estava entendendo e só então resolveu me perguntar se EU ESTAVA entendendo. Perdi o medo, disse o que eu pensava e me preparei pra ouvir o que quer que ela fosse falar. Imaginei de tudo...que mesmo  o tumor  reduzindo caso era tão grave que SÓ quimioterapias e a Radio não resolveria. Ou pior...que já estava tudo desandado e que o transplante seria a única chance do Léo.
Falando no português bem claro...eu passei por uns segudos de TERROR na minha cabeça...eu queria ouvir, pra saber, mas ao mesmo tempo não queria ouvir....queria acreditar que se eu não ouvisse aquilo,  nada aconteceria....sabe aquela hora de desespero que TUDO passa pela sua cabeça e que ao mesmo tempo você força seu cérebro fazer você acreditar que É mentira? Loucura TOTAL! Tudo passava pela minha cabeça ao mesmo tempo...Senhor, me ajuda! 
Então...passado esses segundos loucos, eu tive que voltar a realidade e escutar o  que a Médica tinha pra dizer.
Ela começou explicando o porque do transplante. Como o Léo suportou muito bem as altas doses de quimioterapia e radioterapia sem maiores efeitos...na verdade, sem quase nada de efeito colateral.....suportou as combinações de drogas pesadas e  PRINCIPALMENTE porque o tumor se mostrou sensível ao tratamento quimioterápico, ela achava que com o transplante consolidaria todo aquele trabalho de sucesso. Obrigada Senhor, muito obrigada!
 Uau...que alívio...que peso que tiraram das minhas costas, que alívio saber que o Léo iria para o transplante porque ele ESTAVA BEM e não o contrário. Tá ....tudo bem...lindo....hahaha...hehehe....Mas por que  meu Deus que as notícias ultimamente não podiam SER SÓ notícias boas? Por que sempre tinha que haver um porém, um porque, um "probleminha"?



De estado de FELICIDADE pulei...quero dizer, VOLTEI para o medo e a TRISTEZA rapidinho......
 O Léo teria mais um ciclo de quimio e depois de 21 dias estava pronto pra dar início ao próximo passo, ao INCERTO próximo passo.........


T.A.M.O - Transplante Autólogo de Medula Óssea.

4 comentários:

  1. Olha só... novidades!!! Você andava muitor sumida esses dias e fazendo uma falta danada.
    Coisa feia heim, sofrendo por não perguntar o que precisava saber!?! Mas está tudo entendido!! Foi muita tensão, muita angústia... e o importante é que agora está tudo bem graças a Deus.
    Também estávamos apreensivos com tudo, e sofrendo muito!!! Faz quase um ano... e parece que foi ontem que tivemos a notícia que o "momento" transplante havia passado e estava tudo bem com o Léo.
    Amamos muuuiiiito e estamos cheios de saudades!!!

    ResponderExcluir
  2. Saudades hein... que bom que não esqueceu da gente aqui... pobres mortais... hehe

    Bom... se o transplante era uma coisa boa que deveria acontecer... o que poderia dar errado? Assim...logico que teria os riscos da cirurgia e a falta de compatibilidade... mas o que aconteceu de errado que não são só coisas boas?

    Por isso que não vejo novela e leio livro... se eu quiser saber o proximo capitulo é só ler!
    Isso aqui é tortura demais!!
    hehe

    Saudades mami!!
    Não fique longe por tanto tempo de novo tá?
    Amo você!

    ResponderExcluir
  3. Cunhadaaa.....e como eu sofri esse tempo....sofria calada....chorava demais....mas eu MORRIA de medo de saber qualquer verdade....qualquer coisa....affff, mas GRAÇAS A DEUS já passou. Tô sumida sim...com as Fisioterapias e Terapias cupacionais do Léo...o Tempo tá meio corrido...sem contar que a chuva aqui não dá trégua...dai já viu a net né?

    Pâm...não me esqueci não...mas tô acho que o pessoal já me esqueceu...passei uns dias sem vim e qdo voltei achei que teria várias mensagens a respeito dos posts...mas não :(
    Tudo bem....espero que o pessoal volte....e façam como vc...sempre presente...;)
    Muitas coisas poderiam acontecer de errado e com finais catastróficos, pelo menos pra mim, vou colocar isso no post do transplante...aguarde, heheheh
    Vou tentar não ficar mais tanto tempo sem postar....mas é que as vezes não depende de mim...é a net que não ajuda, :S....

    Meninas, obrigada pelo carinho de sempre....
    Fiquem com Deus e sob SUAS bençãos sempre!

    ResponderExcluir
  4. Amigaaa ......... Ja estamos no transplante ??? Nossa ......... assim, contando passou rapidoo, mas sei que deve ter ficado uma ou outraa coisa o trazz !!! O melhor de tudo é saber q o Léo esta lindo, maravilhoso e sadiooo !!!! bjs

    ResponderExcluir