Gostou? Então clica em "Curtir""

AMIGOS

segunda-feira, 14 de março de 2011

O Sued de Deus!

Hummmmm......enrolei, enrolei, enrolei e não dá mais pra enrolar....vou ter que relembrar a história do Sued. É uma história dolorida...por causa da luta dele....por ele ter sido tão querido pra gente....pelo sofrimento da mãe, da tia, do pai, pelo nosso sofrimento de amigos. Fiquei pensando uns tempos a respeito de escrever dele aqui...não sei como será a reação da mãe dele...mas acho que ela não vai se importar com a HOMENAGEM que pretendo fazer....acho que reviver o Sued, é a melhor maneira de senti-lo mais pertinho da gente!
O Sued era um menino de personalidade fortíssima, sempre soube  o que queria.... Ele tinha LLA-T, é um tipo raro de leucemia e muito agressivo. Tem que ser tratado rápido pra se ter chances.
O Sued foi diagnosticado bem criança ainda, entrou em remissão e ficou em manutenção por 4 anos (se não e engano).
O que é Leucemia?
Leucemia é caracterizada pela produção excessiva de células brancas anormais, superpovoando a medula óssea. A infiltração da medula óssea resulta na diminuição da produção e funcionamento de células sanguíneas normais. Dependendo do tipo, a doença pode se espalhar para os nódulos linfáticos, baço, fígado, sistema nervoso central e outros órgãos e tecidos, causando inchaço na área afetada


.Quando se diagnostica uma Leucemia, o tratamento tem que ser ministrado rapidamente, uma vez que a evolução da doença é bem rápida também. Eu não sei muito falar da Leucemia, mas se você clicar  > aqui < você vai ter como esclarecer melhor suas dúvidas.


Vou falar de um episódio que aconteceu com o Sued. Lembram quando eu falei que nós (mães) nos unia-mos nos cuidado com as crianças? Sempre tinha uma mãe de olho no soro....se estava acabando o soro, se estava refluindo, enfim...éramos uma equipe de soldados sempre à postos, cuidando daquilo que nos era MAIS precioso.


O Léo sempre teve facilidade em se relacionar com as crianças, mas tinham 3 que a afinidade foi quase que instantânea. Os Gus (Gu grande - Gustavo Cunha e o Gu pequeno - Gustavo Calil) e o Sued.


Gustavo Calil (em pé) e Gustavo Cunha (sentado)

Esta é a lembrança da missa de 7º dia do Sued e o texto foi ele quem fez!

Era por eles que o Léo se animava em ir pra quimioterapia. Eles sempre brincavam,  o TEMPO  TODO!


Teve um dia que estavamos fazendo QT...um dos dias que seriam longos...(+/- 7 horas de duração), o Léo estava brincando com o Gustavo Cunha (grande) e derrepente escutamos uma gritaria na recepção....era o Sued...aos gritos....gritos de raiva, ódio....acho que se ele pudesse, ele estrangulava um aquele dia. Ele xingou quem pode, só não bateu em alguém (de tanto nervoso) porque ele TINHA que ficar deitado.
Deixa eu explicar...naquele dia, mais cedo, o Sued e a mãe dele (a Claudia, uma SUPER mãe, diga-se de passagem) foram em um laboratório para o Sued fazer um exame, que não vou me lembrar o nome. Mas é um exame feito com o Líquido do osso da bacia e depois do procedimento se não houver repouso absoluto dá uma dor de cabeça.....não sei pq, mas dá.....e andar NEM PENSAR.
Mas como ele tinha quimioterapia pra fazer, alguém tinha que carregá-lo pra por no carro e levá-lo à clínica...... e chegando lá...tinha que tirá-lo do carro e colocá-lo na poltrona. E tudo isso FOI FEITO pelo motorista que estava a disposição deles e sempre prestava serviço pra eles. Qdo chegaram na clínica, o Taxista, gentilmente se propôs a carregá-lo...pq o garoto era enorme, pesado e a Claudia não aguentava carregá-lo. Nessa hora ele ficou bravo...mas MUUUUUUUITO bravo, porque carregaram ele no colo e na cabeça dele, todos ficariam chamando ele de bebezinho, PORQUE ele chegou no colo. Coisas de CRIANÇA, mas que pra ele devia fazer algum sentido!
Na cabeça dele os meninos tirariam sarro dele por isso....e eu acho que os meninos nem sequer pensariam assim....massssss, eu sei que aquela carona no colo do taxista nos rendeu, mais ou menos uns 20 minutos de gritaria...GRITARIA MESMO!
Ele xingava todo mundo....dizia que queria tacar uma bomba na Clínica, que queria que todos morressem, que ele queria ter uma metralhadora e metralhar um por um, que ele QUERIA MORRER, que  ele queria que deixassem ele morrer....enfim....ele ficou IRRECONHECÍVEL e a mãe aos PRANTOS.


Vários fatores ajudaram nesse comportamento. O Sued tratava da Leucemia, há muitos anos....a quantitade de toxina no organismo dele era altíssima e isso faz com que as reações dos pacientes se alterem. Ele estava fazendo radio. E por fim, e não menos importante, ele tinha uma               < PERSONALIDADE FORTÍSSIMA e estava na fase que não queria ser tratado como criança, mas ai da mãe se esquecesse de lhe dar um presente no dia das crianças...heheheh


Depois de +/- 20 minutos de ininterrupta gritaria, eu parei em frente ao Sued e com a voz bem baixinha e bem calma eu disse a ele: " Sued, presta atenção! 1º pare de gritar, uma porque tem gente dormindo (devia ter umas 5 pessoas lá, fazendo QT e alguns estavam dormindo) e depois, com essa gritaria toda, vc pode ficar com a garganta doendo. Eu sei que vc tem TODOS os motivos do mundo pra estar estressado. Todo esse tratamento é cansativo e dolorido, nós entendemos a sua raiva e revolta e te admiramos muito pela força e pelo guerreiro que vc é. Vc PODE se revoltar, mas NÃO PODE ser mal-educado com as pessoas...não pode ficar xingando a gente e muito menos a sua mãe....ela é a 1ª pessoa a querer que vc fique CURADO. E vc é tão lindo...TÃO LINDO,  que eu não consigo acreditar que vc queira ser malvadão assim e muito menos desistir de lutar. Certo? Concorda comigo?  Ele disse que sim e parou de gritar por uns 5 minutos (incluindo o tempo que eu estava falando com ele), depois disso foi aquele escândalo de novo, mas daí, eu que já tinha ido falar com ele SEM TER SIDO CONVIDADA, fiquei bem quieta no meu lugar.
Não demorou muito para o segundo "round" do nervosismo  e a enfermeira (aquela que disse que o Léo deveria levar uma bronca), veio até o Sued (a mãe dele estava ao lado, aos prantos e já não sabia mais o que fazer) e em um tom de voz bem "alto", vamos dizer assim, falou com o Sued. Ela disse: Sued, pode ir parando de gritar....pode parar com esse escândalo aqui...Vc quer morrer, eu vou deixar vc morrer, Poooooode morrer ......UEEEEEEPA.....nessa hora minha gente, meu sangue SUBIU...eu olhei pra cara da Claudia (mãe) e ela me olhou com uma cara como se dissesse "ela falou isso mesmo?", mas não reagiu.
Eu que estava a duas cadeiras de distância deles dei um pulo e de dedo (coisa muito feia que eu tenho costume de fazer, eu sei que tenho que parar) falei : Ei...vc não pode falar assim com ele não! Vc não TEM esse direito! Como assim vc VAI DEIXAR com que ele MORRA? Virei para o Sued e disse: Sued, vc NÃO VAI MORRER, e NINGUÉM vai deixar isso acontecer...vc está LUTANDO pra ficar VIVO,  ESTÁ CONSEGUINDO e VAI FICAR!
Olhei de novo pra ela e perguntei: " Vc tem filhos? Não, disse ela. Então vc NÃO SABE O QUE É PASSAR POR ISSO...não sabe o que é OUVIR de uma pessoa que está aqui pra ajudar o seu filho VENCER uma luta difícil,  que vai  DEIXÁ-LO MORRER. E além de tudo....ele faz pra chamar atenção, mas faz pq JAMAIS pensou que alguém tivesse coragem de dizer isso a ele, mesmo que fosse verdade.
E vou te dizer mais uma coisa....NUNCA, JAMAIS (já imaginou meu olhar né? hehehe)....nem que meu filho estivesse MORIMBUNDO sobre essa cadeira.... OUSE sequer pensar alto, algo parecido com o que vc acabou de falar, ou então eu não respondo por mim. A enfermeira me olhou e disse: Eu sei o que estou fazendo, ele precisa desse choque, pra parar, porque ele está sob efeito de anestesia, na verdade, ele nem vai se lembrar do que falamos pra ele. Eu disse a ela que mesmo DOPADO, eu não gostaria que o Leonardo ouvisse esse tipo de coisa, e que ela tinha que se lembrar que a mãe do Sued tb estava ali, e por mais que ela soubesse que era "de mentirinha" é doído ouvir.... virei e voltei para o meu lugar.....pra tentar não passar mal....porque a minha pressão deve ter ido a quase 20 (altíssima pra mim) porque a minha visão ficou piscando um monte de florzinha um tempão e a dor de cabeção estalou na hora....
Durante o "forfél" o Sued ficou calado, mas foi só o tempo de acabar a conversa que ele recomeçou o griteiro, daí chamaram a médica dele que veio e deu umas broncas nele, mas da maneira que tinha que falar....que aquilo ali era uma clínica, que ele tinha que respeitar, que por ele estar agindo daquela forma que as pessoas pensariam que ele fosse bebê.....e mais um monte que eu não me lembro, porque os estalos da minha cabeça era a única coisa que eu conseguia ouvir naquele momento.
Eles levaram o Sued para um apartamento em outra ala (que estava vazia) e lá, sozinho e sem platéia, ele resolveu parar de gritar.
Aquele dia eu me senti HORRÍVEL, mal, chateada e pensei que poderia ser com o Leonardo e agradeci a Deus pelo Léo colaborar tanto.


Mais tarde, com os ânimos mais calmos eu fui conversar com a Claudia (mãe) e me desculpar por agir daquela forma, e ela até me agradeceu e disse que ficou sem reação ao ouvir aquilo e que o Sued NÃO ESTAVA SOB EFEITOS DE ANESTESIA, ou seja, tudo o que ele ouviu.....ELE OUVIU! O que me revoltou mais ainda!
O Sued e sua personalidade fortíssima vão deixar SAUDADES. Foi um exemplo de guerreiro, sempre lutando....esbravejando e se autointitulando como Sued de Deus e assim o era. Sua presença era tão marcante que Deus quis comemorar o aniversário  dele COM ele e o levou um dia antes de completar 07 aninhos e os caminhos que, a partir de agora ele trilhará, com certeza será um caminho feliz, livre e SEM DOR....de mãos dadas com o SENHOR!






Esse foi o episódio do Sued de Deus!



5 comentários:

  1. Não acredito que não mandaram essa enfermeira embora ainda!! Como que tem coragem de falar um negócio desse com a mãe do menino do lado?? Aff fala sério hein?!!

    Nem todo mundo consegue ser guerreiro o tempo todo...tem hora que precisa baixar a guarda e desabafar!! Esse era o momento do Sued... e ela trabalhando lá com certeza deveria saber disso!

    Linda a história dele! E com certeza você deve ter hitórias de outros anjos para compartilhar né? =DD

    Saudades!

    ResponderExcluir
  2. Como esse mundo tem pessoas guerreiras, como vc diz...
    Realmente devemos fazer assim como esses guerreiros... lembre-se do que a Ikeuchi Aya disse... "Zutto Ikite"!

    ResponderExcluir
  3. Pam...não mandaram...e nem vão...porque ela é eficiente no que ela faz...falando assim, dá a impressão dela ser muuuuito nojenta, mas ela não é...depois que eu a conheci melhor e ela tb me conheceu melhor, aprendemos a nos respeitar....e daí, a convivência ficou 100 % melhor! Foram atitudes infelizes, mas nada que desabonasse seus conhecimentos na área!

    Tutida....não me lembro da tradução de "zutto Ikite", mas deve ser alguma coisa MAravilhosa, pq ela só falava coisas maravilhosas...

    Amigos...obrigada pelo carinho
    Fiquem com Deus e sob SUAS bençãos sempre!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. colocando minha leitura em dia...
    primeiro: acho que eu alem dedizer tudo aquilo que vc disse para aquela infermeira ainda mandava ela tomara naquele lugar ! rs
    e depois dificil ler qualquercoisa que tenha esse fim,ainda mais sendo criança...o coração fica pequenoo,apertado...

    ResponderExcluir
  5. Anaaa do Céuuuuu ........... mellldeeelllsss !!! Quem vio estrela aqui fui eu agora ..... Olha, Deu que me perdoe, mas eu ja tinha baxado o nivel com essa mulherr (como sou barraqueira) .......AFF !!!! Mas olha, parabens pela atitude ..... o coitadinho só estava desabafando ........... pensa na carga desse meninoo ........... as vezes um simples motivo é suficiente p transbordar os sentimentoss, penso q foi isso q aconteceu !!! ... Que os anjos estejam com ele ..

    ResponderExcluir