Gostou? Então clica em "Curtir""

AMIGOS

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Pelos meus filhos faço o que for preciso!

Vou terminar de falar da radioterapia primeiro....depois falo da quimio...e se tiver que vincular alguma coisa ao tratamento da radio depois eu aviso, ok?


Muito bem....não tivemos grandes problemas com o Léo no quesito "ir para radioterapia".....ele adorava ir....ele dava trabalho pra esperar a vez dele....ele queria chegar e entrar.....SEMPRE!
Daí o "tio" Alexandre (enfermeiro) tinha que vir conversar com ele e explicar que depois de uns minutinhos era a vez dele....nem todas as vezes o Léo compreendia....


Como era a rotina? A gente chegava lá e ia direto pra sala de espera....aquela das fotos do post anterior....o Léo estava em jejum, por causa da anestesia.....acredita que ele nem chorava por não mamar de manhã...só pra ir  na radioterapia? Pois é !


Longas conversas com esse pai. Aqui dá pra ver mais ou menos o tamanho do cabelo....e o de baixo já estava crescendo.


Qdo era a vez dele...a gente entrava com ele até o local...colocava ele sentado na cama (foto) e ele começava a respirar em uma máscara que tinha um balão na ponta, que enchia toda vez que ele respirava....e o cheiro era chiclete....acho que isso que ele gostava....por isso que ele queria tanto ir...
Só depois de sedado é que saíamos da sala....dava pra ficar monitorando do lado de fora, por uma televisão se quisesse.....mas pra falar a verdade me doía ficar olhando todos aqueles enfermeiros, médicos anestesistas, técnicos em volta do Léo....


A radioterapia em si durava mais ou menos uns 15 minutinhos...o que demorava era todo o procedimento necessário. Sedar....entubar...checar controles....e depois esperar ele voltar da anestesia.
                                                                                          
Voltar da anestesia é que estava ME judiando....o Léo voltava  sempre muito agitado...chorava...esperneava...e daí começou a brigar comigo, SÓ comigo! Me mandava ir embora...dizia que não me queria, que era pra eu sair de perto, que não me amava.....queria me bater....ele preferia qualquer outra pessoa....ele sempre chamava o Alexandre...mas se eu chegasse perto...parecia que ele queria me avançar..me bater....


Cada vez que ele me dizia aquelas coisas horrorosas, me doia tanto...eu ficava triste e com vergonha ao mesmo tempo... triste por causa da rejeição e com vergonha, pq eu achava que nessas horas ele deveria querer a mãe e não um estranho...Com o Luciano não acontecia nada  disso...ele ficava numa boa...queria o pai.
Mas qdo passava o efeito da anestesia ele ficava mais calmo...e até vinha comigo...mas pra brincar...em casa ele também NÃO me queria....o Leonardo SIMPLESMENTE me isolou da vida dele. Eu só servia pra dar comida e qdo ele queria dormir,...do restante...eu que não servia pra mais nada.


Nooooooooossa, como eu chorei! Chorava (pra variar) o tempo inteiro... Teve um dia a tarde...que ele estava chamando o pai pra brincar....e o Luciano estava cansado e queria dormir...ele insistia que não queria brincar sozinho e queria que o pai viesse brincar.
Eu estava assistido televisão DO LADO dele...e nenhuma vez sequer olhou pra mim ou me perguntou se eu brincava com ele. Chorei, mas mesmo assim me ofereci pra brincar com ele. Ele, gritando comigo disse que não queria...que queria SÓ o pai!


Daí  o Luciano veio e sentou ao meu lado, pra conversar comigo, tentar amenizar a situação e eu desabei a chorar e falar que o Leo não gostava mais de mim, que por eu ter tido o pulso mais firme ( porque era sempre eu que falava..."Léo TEM que tomar ou TEM que fazer) qdo ele tinha que fazer as fisioterapias e tomar remédios via oral ou injeção....Que talvez o Léo pudesse ter ficado com raiva de mim e por isso  não me queria mais por perto. Enquanto eu falava tudo isso eu me esqueci que o Léo estava sentado atrás de um sofá bem quietinho e consequentemente ele ouviu tudo.


O Leonardo foi até uma mesinha que ficava no canto da sala...pegou o vasinho de flores que estava sobre a mesa e veio se arrastando no chão pra me entregar e quase chorando, me falou assim: "Mamãe...eu te amo sim, só que eu quero brincar com o meu pai pq ele é menino e a gente vai brincar de Max Steel e vc é menina e não dá pra vc brincar de brincadeira de menino."


O mundo saiu das minhas costas.....Ele me AMO SIM!.....com tudo isso que estavamos passando minha cabeça estava a mil por hora e tudo o que eu NÃO precisava era de uma rejeição do Léo....a minha comadre Cátia fala que eu sou psicopata com as coisas...hehehehehe.....mas fala se não dava pra pensar da maneira que eu pensei? Dava, não dava? Meu Deus, será que eu sou psicopata mesmo? kkkkkkkk


Continuando....Todo dia era assim na radioterapia....ele chegava, chorava pra entrar...entrava, era anestesiado, voltava da anestesia muito agitado, me rejeitando/xingando, passava o efeito e amenisavam as coisas....de segunda a sexta essa era  a nossa rotina.


Mais ou menos na  10ª sessão da RT (radioterapia), resolvemos cortar o cabelo do Léo...ainda dava pra esconder a metade careca com a metade cabeluda...heheheh, mas o cabelo começaria cair dali uns dias....nos avisaram disso e como a metade careca já estava com o cabelo crescidinho...dava pra passar máquina 2 e ficaria tudo do mesmo tamanho..
No dia que cortamos os cabelos do "meninos" e niver da minha mãe.




Faceiro de cabelo novo!


Essa beijo foi no dia de aniversário da minha mãe!


Com a outra Vovó...A Vovó Neinha, como ele fala!


Comecei conversar com o Léo a respeito do cabelo dele....e falei que deixar um lado comprido e o outro curtinho tava feio e que precisávamos cortar....ele disse que não, mas daí o Luciano disse que cortaria junto e daí o ele aceitou.


Fomos ao cabeleireiro e foi uma farra....ele passou a máquina na cabeça do pai...e só depois deixou que passassem na dele....foi até divertido e o melhor....SEM TRAUMAS!


Lá pela 14ª/15ª sessão de RT, o Léo acordou e qdo ele se levantou não percebi nada....fomos para o Hospital e tudo correu como de costume...na hora que ele saiu de dentro da sala e estava na salinha de recuperação eu me sentei ao lado do Léo e fiquei fazendo carinho na cabeça dele...comecei a passar a mão no cabelo dele que a essa altura já estava raspadinho e começaram a sair na minha mão....sabe cachorro fox na troca de pêlo...que vc passa a mão e cai tudo...pula pêlo na mão?.....então tava igualzinho....olhei para o Luciano e na mesma hora ele me disse..."Nós já sabíamos que isso aconteceria!"
Sim, sabíamos...mas ver é outra coisa....fiquei triste....de ver meu filho perdendo os cabelos....a careca, a meu ver, era sinal de doença...saber que ele estava doente me rasgava por dentro....era uma doença malvada..dolorida, perigosa...eu sabia.


Comecei a chorar muito e chamaram a psicóloga...foi qdo ela me disse uma coisa que praticamente acabou com todo aquele "preconceito" contra a careca. Ela me disse...."Ana, a careca do Léo, não quer dizer que ele está doente mais....pelo menos não SÓ doente...mas ele também está em fase de tratamento e a CARECA É A CONSEQUÊNCIA DESSE TRATAMENTO. Pronto...parei de chorar e já comecei a pensar numa idéia pra usar com o Léo...eu tinha que sugerir que ele raspasse a cabeça no ZERO.


Perguntei pra ele e de pronto ele me respondeu que não...não queria raspar a cabeça....Daí eu comecei a conversa com ele assim...." Léo...vc se lembra que vc tinha uma bolinha na cabeça que te deixava dodói? Sim, disse ele. Então...pra curar esse dodói, você precisa tomar um remedinho....só que esse remedinho faz cair o cabelo....Não quero que meu cabelo caia...respondeu ele. Mas Léo, vc quer continuar com esse cabelo que pertence ao Léo dodói, ou prefere mandar esse embora e esperar pelo cabelo do Léo que está CURADO, que vai ser um cabelo bem mais forte e bonito? Quero o cabelo do Léo curado. Então a tia Ana Fernanda (enfermeira, que passoua a máquina enquanto ele dormia durante a radio) pode passar a máquina pra tirar esse cabelo feio? Pode, concordou ele. Ok..então vc vai dormir hj e a hora que vc acordar vc vai estar sem nenhum cabelo...e eu aposto que a sua careca é a mais LINDA DO MUNDO! Ahhh, Léo...vc quer que a mamãe tira o cabelo pra ficar igual a você? Mas mamãe, vc tb tá dodói? perguntou ele. Não...a mamãe não está dodói...é só pra ficar igual a você.....Ele pensou por um minuto e disse...Não precisa mamãe...só eu que estou dodói...VC NÃO!


Aquilo me doeu...queria que tudo aquilo fosse comigo...proteger ele daquilo tudo....mas por outro lado me orgulhei da maturidade do meu filho...e vi o quanto ele É GUERREIRO...enfrentando seus problemas "por ele mesmo".
Ahhhh, e qto a cortar meu cabelo? Eu estava disposta SIM em fazer...rasparia sem o menor problema...por ele, aliás..pelos meus filhos faço o que for preciso!


Antes (essa foto foi mais ou menos 1 ano antes de tudo...mas é só pra ter noção do cabelo)


Depois....meus carecas lindos


Antes (o Léo amanheceu assim)


e foi dormir assim! SIMPLESMENTE LINDO!


12 comentários:

  1. SIMPLISMENTE LINDO!! SEMPRE!!

    E não Ana...você não é psicopata! Também pensaria a mesma coisa!! Mas mesmo passando por tudo isso o Léo ainda foi lá te consolar e impediu você de cortar o seu cabelo e passou por tudo como gente grande!!

    Perifeito que ele é!!
    Igualzinho a mamãe!!

    Saudades!

    ResponderExcluir
  2. Pam.....kkkkkkkkkkkkkk....ainda bem que não me acha psicopata...mas sabe que as vezes eu acredito que eu seja.....mas tá bom....e ainda bem que o Léo me impediu...já pensou na beleza que seria? hehehe
    Obrigada pelo carinho....beijos
    Fique com Deus e sob Suas bençãos....

    ResponderExcluir
  3. Lindona sempre e de qualquer jeito!!!!
    Novo dia, novo post!! cade ele? =DD

    ResponderExcluir
  4. Ana
    vc não é psicotada guria !!!!!!!!! acho que iria agir como vc !!!!!!!!!!
    e o Léo é lindo de qualquer jeito ! até careca !!!!!!!!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Lindo de viver!!! Ele careca só fez realçar a BELEZA DO GUERREIRO!!! Eu faria o mesmo que vc, com certeza ficaria careca pelos meus filhos tbém!!! Parabéns Ana além de forte vc é uma SUPER MÃE!!!! Ah...o Mateus esteve aqui semana passada, e voltou no domingo, essa semana faz o último ciclo!!!!! E se Deus quiser (e ele há de querer) ele faz os exames e volta em definitivo!!!!!!!!!!! Bjosssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Lisiê...tem hora, e são muitas (a maioria, hehehehe), que a minha comadre tem razão...mas que bom que vc não acha e que agiria como eu...penso que sou normal agora....hahahahahah
    Fala sério...não é a careca mais lindaaaaa?

    Anne que bom revê-la por aqui...tava sentindo falta dos posts.....A careca do Léo era um xodó...eu ficava cheirando(qdo ele deixava) o dia todo...hehehehe
    Que notícia maravilhosa do Mateus....Vamos orar pra que tudo dê certo...avise o dia dos exames pra gente reforçar na oração...heheheheh

    Meninas...obrigada pela visitinha....
    Fiquem com Deus e sob Suas bençãos sempre....
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Quando eu acho q vou tendo idéia do que vc's passaram... vem mais coisas... q nunca passou pela minha cabeça... e tenho a certeza que não tenho idéia de nada...
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  8. Amiga, ainda bem que seu filho é muito sensato, já pensou vc de cabeça raspada kkkk

    Seu filho é lindo com ou sem cabelo, e vc é uma super mãe. Nossa, põe super mãe nisso. Ou, melhor vc e seu marido são uma super pais.

    Vc deveria mandar seus texto pra uma editora, daria um excelente livro, pensa nisso.

    bjk

    ResponderExcluir
  9. ana
    ou vc é normal como eu ,ou eu sou psicotapa com vc..kkkkkkkkkkkkkkkkk e agora pra saber ??? vou perguntar pra Kátia...rsrsr

    ResponderExcluir
  10. Léo, vc é lindo de qualquer jeito!!! Careca, cabeludo, de ponta cabeça, rs...

    ResponderExcluir
  11. Anaaa. Me emocionei antes de ler ......da foto da sua mãecom o Leo ........ qdo estava lendo a parte q o Léo estava atraz do sofá ouvindo, levei um susto q até o o Paixão chamou minha atençãooo, e queria saber o que ra, naummmmmmm conteii, tem que lerr , rsrsrsr !!! Estava com saudades daquiiii ............ só nao vou estar mais com tanta frequenciaaa, mas sempre de forma intensa !!! beijos amigaaa

    ResponderExcluir
  12. Daniiii....isso mesmo...faz ele ler...e virar seguidor faz favor? kkkkk
    Amiga...pouco ou muito...o importante é que vc venha....

    Beijos
    Fique com Deus e sob Suas bençãos.

    ResponderExcluir