Gostou? Então clica em "Curtir""

AMIGOS

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Deus só podia estar me carregando...



Os dias vão passando....e a recuperação do Léo é impressionante. Estávamos, eu e o Luciano, no quarto um dia de manhã, qdo uma senhora...baixinha, simpática, com um jaleco branco, escrito GRAACC entra.
Se apresentou como Drª Nasjla Saba, mas por mim, pode ser chamada de ANJO!
Ela é  * Mestre em Pediatria da UNIFESP-Escola Paulista de Medicina;
          * Diretora Clínica do Instituto de Oncologia Pediátrica da UNIFESP-EPM. (Graacc)
          * Médica Oncologista especialista em Tumor do Sistema Nervoso Central do Grupo de Oncologia Pediátrica (GOP).


Ela nos disse que  o Dr. Paulo Henrique Pires de Aguiar havia lhe telefonado e pedido para nos procurar. Antes de falar o que ela nos disse...preciso voltar uns dias e falar do exame de líquor.
Foi no meio da madrugada, estávamos dormindo, qdo entram uns enfermeiros no quarto, dizendo que eram do Laboratório Spina França e o Dr. Paulo havia pedido um exame de líquor com urgência e que deveria ser colhido da medula do Léo.
Esse exame ajudaria o resultado da imuno-histoquímica (pra saber "nome e sobrenome" do Tumor) e pra ver se não havia METÁSTASES (se o líquor não havia sido contaminado),
isso deveria ser mais ou menos umas 3 horas da manhã...o Luciano estava dormindo e eu estava na cama com o Léo. Ele (o enfermeiro) me disse que eu deveria assinar uma autorização e que o valor desse exame era SÓ R$ 950,00.... Vixe...quase caí da cama....eu perguntei se eu tinha que pagar naquele momento e ele disse que não (ufa, ainda bem)...que seria colocado pra ser pago junto com a conta do Hospital...affff...o que é um peido pra quem já estava c$#@do...hehehehhe....eu disse beleza e daí eu tive que acordar o Léo pra ser picado entre as vértebras....esse exame é colhido introduzindo uma agulha entre as vértebras e tirando o líquido de dentro da coluna.
Falando assim, parece que dói muito...mas é mais incomodativo do que dolorido...dói só a picada da anestesia...o Léo já fez 3 desses! Em nenhum ele chorou...só nesse primeiro que ele xingou os enfermeiros....Disse "Seus feios...caem fora daqui. AGORA!"


Muito bem...quando saiu o resultado, quem recebeu foi o Dr. Paulo e com o que ele tinha nas mãos ele precisava ser rápido e o Léo precisava de pessoas COMPETENTÍSSIMAS, pra ter um mínimo de chance. A surpresa maior foi que o tipo de tumor do Léo era raríssimo no local que se apresentava.
É aí que entra a Drª Nasjla...ele liga pra ela e pede que nos procure.
Ela nos falou o resultado do exame e dava pra sentir o peso das palavras....ouvir da boca dela que ela faría o máximo pra salvar o Léo, mas não podia garantir doía tannnnto. Me desesperava ouvir "pra ele TER CHANCES".....eu não queria pensar, mas meu filho PODIA MORRER ainda. Claro que ele ainda pode...mas eu tb posso...vc ou qualquer outra pessoa...mas daí será pela vontade de Deus, eu sei que mesmo na doença seria na vontade de Deus, mas sem  DOENÇA, nós não ficamos naquela contagem regressiva...não temos a MORTE tão próxima e saber disso nos tira um peso das costas e do coração. Ainda tínhamos esse peso...e COMO pesava!
Ela não sabia que NÓS NÃO SABÍAMOS ainda do resultado.
Ela foi falando de forma natural, como se soubéssemos...e eu fui ficando mais APAVORADA...qdo viu que não estávamos sabendo ela começou a nos explicar e disse que o caso do Léo era um caso muito raro e pra ele ter chances (olha as chances ai de novo, aff!) de SOBREVIVER ele teria que ficar em São Paulo, pois ela mesma tinha casos que começaram a tratar em SP e foram pra suas cidades e tiveram que voltar com complicações por não serem DEVIDAMENTE acompanhados. Comecei a chorar...desesperadamente....NÃO.... vcs não têm noção...chorei MUITO! Eu não via possibilidade de morar em SP....eu já havia pensado na possibilidade de me mudar pra Campo Grande, mas não pra São Paulo....onde ficaria? Como seria?  
A Drª Nasjla me disse que ela se interessava pelo caso do Léo...e gostaria de nos ajudar e pra isso ela conseguiria que eu e o Léo ficassemos instalados na Casinha do McDonald´s, que não seria fácil, mas ela intercederia por nós.
Essa Casinha, é uma casa ENORME e de uma infra-estrutura maior ainda, que acolhe pessoas de baixa renda, que precisam de tratamento oncológico, a se tratarem aqui...no Graacc.
Nossa que legal....mas tem um porém, seria só EU e o LÉO....sem papai, sem vovó, sem irmãos...SÓ NÓS! 
Chorei de novo....a minha consciência já estava pesando toneladas por deixar o Lucas e o Alexandre em casa sozinhos....Eles estavam bem cuidados..por pessoas maravilhosas, mas não estavam COMIGO. E ficar e aguentar o rojão SOZINHA me deixava arrasada. Primeiro que o Léo não deixava o pai dele tomar um ar...tinha que estar sob as vistas dele o tempo INTEIRO e segundo que eu não sei se daria conta sozinha...é um peso imensurável de responsabilidade. MAS, porém, entretanto, todavia.....se eu tivesse que ficar...FICARIA! Sem dúvidas, por meus filhos eu MATO ou MORRO! Mas seria dolorido. 


Ficar na casinha seria muito bom, por questão financeira, mas muito penoso por questão sentimental....seria uma ano e meio (que  foi o que durou o tratamento) sem ter meus filhos (Lucas e Alexandre) por perto. 
Daí o Luciano disse que pensaríamos e daríamos a resposta depois...ela então nos disse que nos aguardaria logo após nossa saída do Hospital...nos deu o endereço e nos deixou com aquela bomba no colo.
O Luciano e eu conversamos bastante e resolvemos ficar....TODOS....GRAÇAS A DEUS!


O dia de sair do Hospital estava cada vez mais próximo...e a bendita HIDRO não acabava...foi qdo um dos assistentes do Dr. Paulo Henrique nos disse sobre a Válvula de Derivação Ventrículo-Peritoneal ou DVP. 
É um mecanismo que se coloca na cabeça usado para drenar o excesso do líquor ventricular para o peritônio e uma vez na barriga  o organismo absorve esse líquido e expele na urina.


Tínhamos que começar a nos acostumar com a idéia de uma nova cirurgia....para colocar essa válvula.



O caso do Léo era raro por se tratar de um câncer que aparece a priori no osso e geralmente na região torácica.
Na maioria dos casos qdo ele é detectado, por ser TÃO agressivo, já está no mínimo no estágio M1 (grau um em metástase) e geralmente no pulmão ou líquor (por isso o pedido de urgência no exames do Liquor)....mas GRAÇAS A DEUS o Leonardo não tinha nenhuma mestástase...o que surpreendeu os médico e aumentou as chances dele!









Sabe aquele poema "Pegadas na Areia"? Acho que eu estava vendo somente um par de pés...e com certeza não eram os meus....Deus só podia estar me carregando...









11 comentários:

  1. É.... pra quem disse que as postagens seriam menores....essa superou expectativas....hehehehehe

    Desculpem o atraso!

    ResponderExcluir
  2. Anaaaa.... Deus sempre esta te carregando querida!
    Desculpa te perguntar mas como chama esse TU rarissimo?
    Amo vc mae!
    saudade

    ResponderExcluir
  3. o Blog esta um sucesso :) tanta gente ja esta seguindo nem acredito q fui uma das primeiras!!

    ResponderExcluir
  4. 'e impressionante ver como nos seres humanos arrumamos forcas pra superar as coisas ne?

    ResponderExcluir
  5. Enquanto há esperança, há vida! Parabéns!!! Vcs com ctz são uma familia guerreira!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o xingão do Léoo, nada como a pureza das crianças , rsrsrs! Entaum Ana, me lembro de ter visto essa casinha do Mc'Donalds p vc me lembro tbm de vc explicando o pq que nao daria e me lembro ainda que vc comentou que aquelas caxinhas de troco do GRAACC realmente eram convertidos,e que tudo era de doação e tal .......enfim !!! TODAS as vezes que vejo (a caixinha) ...... deixo alguma coisa !! ë aminha forma de agradeçer o que fizeram p vc e pelo Léoo !! Bjs amigaaa

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana....ainda bem que Deus nos ampara...senão não sei o que seria de nós.....hehehehe...O TU em si, não é raro...o que faz ser raro no Léo é o tipo e onde ele nasceu. É um PNET (tumor neuroequitodérmico primitivo), esse TU é de osso e geralmente se dá na região torácica, podendo se expandir pra membros e até aparecer metastase no Pulmão e líquor....e no Léo ele nasceu dentro do cérebro e sem metástase. ;)

    Ninaaaa....estava sentindo sua falta no blog...por ser uma das primeiras pensei que tinha enjoado de mim...heheheheh Que bom que está gostando! ;*

    Crys...é IMPRESSIONANTE o poder do ser humano na hora do "pega-pá-capá" eu me surpreendi comigo em certos momentos...Ainda bem que as coisas funcionam assim senão não sei como seria a minha vida....;)

    Lisiê...obrigada pelo carinho....dá um aperto mesmo...relembrar me da uma agonia tb...mas o bom é que a gente sabe que tem final FELIZ! \o/

    Tutidaaa.....e enqto houver VIDA...haverá ESPERANÇA e FÉ em DEUS! Pode ter certeza que somos guerreiros...jamais deixaremos lutar um pelo outro nessa casa! ;)

    Daniiiiiiiiiii....muito bem lembrado à respeito da caixinha do Mc´Donalds....sabe de uma coisa...acho que vou fazer um post especial dedicado a isso...mostrar para as pessoas que AINDA existem pessoas bem intencionadas! Valeu a DICA! E muito obrigada....até chorei lendo que vc contribui com a caixinha...me senti especial...foi muito bom...Obrigada AMIGA!;*

    Meninas.....AMEI todos os recadinhos! Obrigadaaa!
    Fiquem com Deus e sob Suas bençãos sempre!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ai Ana!! Eu imagino você recebendo essas noticias boas...hehe.
    A gente aqui já ganhava um novo animo pra tudo... e só de saber de longe, sem contato, sem ver o sofrimento...só imaginando tudo...
    Eu imagino você, recebendo noticas boas finalmente, depois e sentir na pele e ouvir o Léozinho sentindo na pele a dor de verdade!!

    Deus com certeza está te carregando! E nós estamos lá na frente dando pulos de alegria e esperando ansiosamente ele chegar com você, com Léo, Luciano, Lucas e Alexandre... Todos bem, com saúde e alegres!!

    Ficar longe dói!
    Mas saber que estão sendo cuidados pelo Todo Poderoso amenisa essa dor!

    Amo você!

    ResponderExcluir
  9. Oi estava atrasada na leitura... fiquei quem net 3 dias...
    Adorei o xingão do Léo...
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. enjoado??? NUNCA to aqui tdo dia, n perco um post!!! :)

    ResponderExcluir