Gostou? Então clica em "Curtir""

AMIGOS

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

PELO MENOS NÃO POR CAUSA DO LÉO

O Léo....de uma maneira geral...se comportou muito bem durante as aplicações da QT (quimioterapia). Mas não foi sempre assim...no começo ele tinha muito medo e, como toda criança da idade, chorava, esperneava e não queria deixar a enfemeira puncionar o Port-a-Cath. 
Na segunda ou terceira sessão...o Léo ainda fazia RT (radioterapia) e era rapidinho o tempo de infusão da droga, mas só o fato de ter estresse pra puncionar o port já fazia aqueles 30 minutinhos parecerem uma eternidade.
Nesse dia, em especial, aconteceu algo, que me tirou do sério, mas consegui me controlar.....
Nós saímos da RT e fomos direto para a Clínica fazer a QT. Chegamos lá o Léo disse que queria entrar, mas só pra brincar...sem ter que usar "gulhas" (agulhas), como dizia ele.
Entramos e esperamos sentados em uma das poltronas...e o Léo estava no meu colo....quando a enfermeira veio com os "apetrechos" para puncionar o Léo, ele começou a ter um ataque histérico....coloquei o Léo no colo (que eu não me lembro direito) ou da minha mãe, ou do Luciano e tentei segurar os pés dele.....durante todo o procedimento o Léo gritava, esperneava, xingava....quando eu menos esperava eu escutei a voz da enfermeira em um tom mais elevado....e se dirigindo ao Léo.....eu olhei aquilo e o meu sangue FERVEU...mesmo...eu sentia o sangue passar nas veias do meu pescoço....minha visão ficou escurecida....e eu tive medo da minha reação...olhei pra cara da minha mãe (que não estava muito diferente de mim) com uma expressão do tipo...." O que ela PENSA que tá fazendo?".
Dai eu parei pra pensar (raríssimo, num momento desse) e consegui ouvir o que ela dizia (apesar de estar há menos de um passo dela). Antes um pouco, eu estava tentando falar com o Léo...pedindo que ele colaborasse, que ele  tivesse calma, que seria rapidinho...que ele precisava e tal....dai ouvi a voz mais alta da enfermeira....qdo consegui raciocinar eu vi que ela estava falando que seria justo que brigássemos com o Léo...que era preciso mesmo dar umas broncas no Léo e que ele merecia aquilo (broncas).
Eu tive vontade de rasgar ela no meio....Quem ela pensava que ela era pra dizer o que eu devo ou não fazer com o MEU filho?
Ela dizia assim...."Briga mesmo com ele mãe....pode brigar....e se quiser pode deixar de castigo...porque não tem necessidade desse escândalo todo que o Léo está fazendo."
Gente...eu acho que eu me transformei...olhei pra ela (enfermeira) e disse pausadamente...porque se eu gaguejasse, eu já não me responsabilizaria pelo que sairia da minha boca: " Por favor, faça logo seu serviço porque do MEU filho e da educação dele cuido EU. Guarde a sua opinião pra VC." Minha cara era de dar medo...eu não vi...mas pude ver na cara dela quando me olhou que meu estado estava alteradíssimo...ela fez o que tinha de fazer e saiu de perto CALADA.
Não fiquei com raiva dela (lógico que depois, pq na hora a morte era pouco...heheheeh), acho que da forma dela...ela tentou ajudar, mas ela foi infeliz na MANEIRA como ela o fez.
 Eu não sou uma mãe permissiva demais e muito menos suporto manhas...tem gente que me acha até general demais com os meninos...eu sei o que é certo ou não e NÃO admito ninguém dando broncas nos meus filhos....fale COMIGO ou com o Luciano...pois EU e o PAI que temos que resolver....
Vejam bem...não quero que vcs me entendam mal....eu concordo que pessoas chamem atenção dos meus filhos sim...mas cada um no seu cada qual....heheheheh......Uma professora chamar a atenção de uma criança dentro de sala de aula ou fora dela, mas ainda assim dentro da escola, é completamente aceitável (não que eu goste, mas aceito e quieta), agora Fulana(o), se achar no direito de saber o que deve ou não ser feito em relação ao comportamento ou atitude dos meus filhos...ai não violão....Posso estar errada, mas vou ter que viver muito pra entender e aprender algo que seja diferente e se alguém quiser me ajudar a ver a diferença...fiquem à vontade...prometo que se eu concordar vou passar a pensar à respeito e se por acaso eu não concordar, tento argumentar a minha opinião, ok?
Muito bem...continuando....depois que o Léo já estava devidamente puncionado, minha raiva já tinha abaixado para um nível mais "sociável", fui conversar com ela....Cheguei na salinha dela e ela estava escrevendo em uma prancheta...(será que tava falando mal de mim? heheheh) 
Me desculpei e JUSTIFIQUEI o comportamento do Léo. Disse de uma maneira muito educada (até me admirei) que eu precisava que ela entendesse que o Léo, até aquele momento, era uma criança que NUNCA tinha tomado um injeção sequer...a não ser vacina, mas ele nem se lembrava mais de como era, pq a última tinha sido aos nove meses de vida. E o que ele tinha pra tratar, como a rinite por exemplo,ou no MÁXIMO uma gripezinha, ele tratava com Homeopatia, ou seja, "bolinhas de açucar".
Pedi que ela tentasse entender a situação e perguntei se ela já tinha tomado alguma dose de quimioterapia na vida....ela me disse que não....então eu disse  pra ela, que NÃO SABÍAMOS O QUE DE FATO O LÉO SENTIA  e que na TEORIA ela já sabia dos efeitos e TINHA A OBRIGAÇÃO de pelo menos TENTAR entender o quão difícil devia ser para uma criança de 3 anos e que era ABSOLUTAMENTE normal a reação e o MEDO dele. Ela concordou, numa boa, me disse que sabia, sim, dos efeitos e que não faria mais aquilo...
Nos resolvemos de uma maneira civillizada...GRAÇAS A DEUS...até pq faríamos o tratamento ali e quanto melhor o relacionamento entro todos, mais fácil seria pra todo mundo.
Depois do incidente sempre conversávamos e DE MANEIRA NENHUMA...ela JAMAIS deixou de ser PROFISSIONAL...e uma EXCELENTE PROFISSIONAL, diga-se de passagem. E o que foi melhor é que não tivemos mais entreveiros....PELO MENOS, NÃO POR CAUSA DO LÉO.....heheheheheh

7 comentários:

  1. Ave Maria,cada gente sem noção,que só por Deus !!!!!!!
    mas vc falou pouco,mas falou bonito ! isso ai,cada macaco no seu galho !!!!!!!!!!
    rsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. Adoreeei a foto...rsssss. Agora vou associa-la a voce, pq ficou muito parecida com a situacao q vc contou rsssss. E quanto ao seu comportamento, 'e claro que da pra entender, qq mae no seu lugar faria o mesmo. E, de certo, a enfermeira estava num dia amargo da vida dela coitada.

    ResponderExcluir
  3. Lisiê....e como tem gente sem noção....Mas ainda bem que tudo se resolveu e depois disso tivemos só mais uma encrenca e depois passou...hehehehe

    Crys....legal a foto né...a hora que vi pensei...hehehehehe....SOU EU MESMOO!

    Obrigada meninas, pelo carinho e pela compreensão do meu comportamento...hehehehe
    Beijos
    Fiquem com Deus e sob Suas bençãos!

    ResponderExcluir
  4. Ana,ser mãe é isso mesmo,defender com nossas garras os nossos filhos,principalmente numa situação dessas,é muito triste saber que além de enfrentar a doença,é preciso lidar com pessoas ignorantes,no sentido real da palavra,aliás,em todos os sentidos da palavra.Ainda bem que acho que ela percebeu que foi ridícula a atitude dela!Deus te abençoe e abençoe muito o Léo!bj

    ResponderExcluir
  5. hahaha
    muito legal esse post! Queria ver a carinha do Léo ouvindo vc falar assim com a enfermeira, deve ter ficado todo orgulhoso e se sentindo super seguro...

    ResponderExcluir
  6. Não sou mami... ainda =D, mas não seiqual seria a minha reação...
    Não sei muito bem o que postar aqui...hehe

    Saudades

    ResponderExcluir
  7. Pensa euuu , numa situaçao dessas ?? Ja pulo alto com meu sobrinhos, amigos e pessoas queridass .......... pensa com um filho meu ??? AFFFF melhor nem pensarrr .............. Mas adorei sua forma civilizada de resolverr .......certissima vc !!

    ResponderExcluir